Luiza Helena Trajano, uma mulher super poderosa do Brasil
Formada em Direito pela Faculdade Municipal de Franca, em 1972, cidade onde nasceu. É mãe de Frederico Trajano Inácio Rodrigues, hoje, Presidente da Companhia. Sobrinha dos fundadores da loja Magazine Luiza, Dona Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato. Onde iniciou suas atividades profissionais aos 12 anos, durante as férias escolares. Foi a responsável pelo grande crescimento da empresa, que hoje possui 780 lojas em 16 estados além de um e-commerce forte que atende todo o Brasil. Passou por diversos setores, como cobrança e vendas, e hoje é a Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Luiza Helena Trajano foi eleita recentemente a segunda mulher entre segundo pesquisa sobre executivos e inspirações de liderança no mercado, atrás apenas de Angela Merkel.
A Revista Nosso Tempo Bem Estar teve a honra de entrevistar a Dona Luiza Helena Trajano, uma grande empreendedora do Brasil.
1- Quando surgiu o interesse pela sua profissão e como desenvolveu suas habilidades para os negócios?
Venho de uma família empreendedora e que tem orgulho de ser vendedora. Creio que o interesse tenha surgido daí. Desde pequena ajudava nas férias escolares na loja fundada pelos meus tios Luiza e Pelegrino, e quando fui fazer faculdade me dediquei mais trabalhando em todos os setores. Acho fundamental para um gestor conhecer profundamente todos os departamentos da empresa.
2- Hoje estamos vivendo um momento único da história, aonde a virtude do inconformismo vem crescendo cada vez mais, como a Dona Luiza Helena tem posicionado diante de situações que requer uma mudança de postura com relação as idéias e pensamentos diferentes dos seus?
Nunca tive dificuldade para aceitar feedbacks, especialmente os críticos, nunca levo negativamente, mas sim profundamente, acredito que é forma de crescer tanto profissionalmente como pessoalmente. A diversidade de ideias e pensamentos é o que uma empresa deve ter de mais rico.
3- Sendo uma empreendedora nata e modelo que inspira outras pessoas a serem empreendedoras também, quais são dicas e ações de marketing para os jovens empreendedores do Brasil?
O marketing vem do exercício constante da inovação e criatividade, acho que todos devem ir se aperfeiçoando constantemente. Eu sempre digo à minha equipe para sair do quadrado, da caixa. Acredito que isso é válido para qualquer um que queira fazer a diferença e esteja disposto a crescer no seu trabalho e mostrar resultados.
4- Com relação ao empreendedorismo social, as instituições vêm construindo uma cultura de doação, o que pensa dessa forma de trabalhar a solidariedade como profissão?
Existem diversas formas de atuar no empreendedorismo social, em algumas situações têm de ser na forma de doação emergencial, pois exigem pressa, outras têm que pensar a médio e longo prazo para construir trabalhos consistentes. Eu louvo as pessoas que se dedicam a qualquer causa, da forma que é possível a cada uma, é uma forma nobre de se preocupar em deixar um legado para toda a sociedade.
5- Como sensibilizar as pessoas a se tornarem proativas e trabalharem a nosso favor dentro das organizações?
Creio que uma empresa deve tratar o funcionário com o coração, mas deixá-lo também participar da empresa com a cabeça e permitir que se beneficie disso no próprio bolso. É preciso manter as pessoas motivadas, fazer o funcionário se sentir parte imprescindível na empresa, como numa família.
No Magazine Luiza tratamos todos de forma respeitosa e justa, garantindo o bem-estar comum e dando oportunidade para a realização de sonhos.
6- A Dona Luiza ainda tem um sonho que não realizou?
Ver um Brasil crescendo economicamente e mais justo socialmente, mas não fico somente sonhando, procuro contribuir de diversas formas para que todos alcancemos esse sonho que certamente é de todos.
Por Maria Lúcia Sobral