2012 marca retorno do Araxá à 1ª Divisão do Mineiro, após 22 anos
28/12/2012 09h00 – Atualizado em 28/12/2012 09h00
Equipe conquista titulo do Módulo II e vaga na Elite do estadual com uma rodada de antecedência
Por Cleber Corrêa Araxá, MG
Agora a expectativa é por outra campanha vitoriosa em 2013, por isso a equipe contratou reforços e o estádio Fausto Alvim passou por obras para atender às exigências do Corpo de Bombeiros e da Federação Mineira de Futebol.
O grande destaque, o personagem do Araxá em 2012 foi atacante Tiago Pereira. O jogador foi o artilheiro do Módulo II ao assinalar 11.
No dia 9 de maio a torcida do Araxá lotou o estádio Fausto Alvim para acompanhar a partida decisiva entre o time de Ganso e o Ipatinga. A vitória garantiria o título e acesso do time do Alto Paranaíba de foram antecipada.
Mas quem saiu na frente foi o Ipatinga com um gol de Bruno, ainda no primeiro tempo. A chance do Ganso de comemorar em casa veio aos 25 minutos com um pênalti. Tiago Pereira cobrou no meio do gol e empatou o jogo.
Minutos depois o Tigre silenciou novamente o estádio com um Márcio Diogo. Já nos acréscimos Tiago Marin bateu uma falta no canto direito do goleiro Bruno e deixou tudo igual.
Com o empate em 2 a 2 e a vitória da Tombense sobre o Mamoré por 3 a 2, o Araxá garantiu o título e o acesso à Primeira Divisão.
Pela oitava rodada do Módulo II o Ganso fez o melhor jogo na competição. O Araxá recebeu o lanterna Funorte em casa e venceu o jogo por 5 a 1. Os gols do time do Alto Paranaíba foram marcados por Tiago Pereira, Daniel Morais, Fabiano e dois de Diego Pedrão.
A derrota por 1 a 0 para a URT pela quarta rodada da fase de grupos do Módulo II foi uma das piores apresentações da equipe durante a competição. Resultado que deixou o torcedor desconfiado sobre o acesso da equipe.
A surpresa foi o lançamento da camisa azul do Araxá, em dezembro. O terceiro uniforme é uma das opções para a temporada 2013. Pela primeira vez o Alvinegro do Alto Paranaíba adotou a cor azul na sua linha de uniformes.
O gol do lateral Osvaldir pode ser considerado um dos mais bonitos, pela importância. No quadrangular final, o Ganso vencia o Mamoré por 2 a 0 mais cedeu o empate no segundo tempo.
No fim do jogo, Osvaldir bateu uma falta direto e marcou o terceiro gol. Com a vitória o Ganso colocou um pé na Primeira Divisão.
A polêmica envolveu o gerente de futebol do clube Marcelo Araxá, no jogo contra o Mamoré no dia 5 de maio, em Patos de Minas. Paulo Amâncio, representante do Sapo, invadiu o gramado para reclamar da arbitragem e do dirigente. Veja o que ele disse.
– É um jogo importante, difícil, mas jogando em casa tem que prevalecer a nossa força – disse Luiz Eduardo, ex-técnico do Araxá, antes do clássico do Alto Paranaíba contra a URT.
O goleiro Fred levou um dos gols mais comentados durante o ano. França do URT marcou o único da partida. Detalhe que França também é goleiro, por isso, vale a pena rever esse gol que saiu na quarta rodada do Módulo .
Indiscutivelmente o craque do Araxá na temporada 2012 foi Tiago Pereira. Além de decisivo o atacante foi artilheiro da equipe no estadual em dose dupla. Em 2011 marcou 15 gols na Segund Divisão em 18 jogos, média de quase um gol por partida.
Já em 2012 o goleador do Ganso repetiu a dose e foi o artilheiro do Módulo II, com 11 gols. Na próxima temporada Tiago espera fazer muitos e quem sabe ser o artilheiro da Primeira Divisão.
Depois de conquistar o Módulo II a diretoria do Araxá não renovou com o técnico Luis Eduardo para 2013. Ney da Matta foi anunciado em novembro e já treina e busca reforços para a Primeira Divisão.
O Araxá começou o ano como terminou vencendo. A primeira vitória foi contra o Uberlândia no estádio Fausto Alvim por 1 a 0. A arrancada rumo à Elite só se confirmava a cada rodada.
Na fase de grupos o Araxá terminou a competição na vice-liderança com 17 pontos, três a menos que o líder Mamoré. No quadrangular final a estreia na fase decisiva foi com uma goleada por 4 a 2, em casa, em cima da Tombense.
Na segunda rodada mais uma vitória, desta no Vale do Aço sobre o Ipatinga por 1 a 0. O Tigre era uma das equipes favoritas a voltar para a Primeira Divisão. A arrancada e confiança do torcedor aumentou ainda mais com a vitória por 3 a 2 sobre o Mamoré, jogo que marcou o fim do primeiro turno.
Na abertura do returno, Mamoré e Araxá se reencontraram, desta vez em Patos de Minas. O jogo terminou empatado sem gols, resultado que deixou o Araxá bem próximo da Elite.
Na sequência, a torcida lotou o estádio Fausto Alvim para acompanhar a decisão antecipada entre Araxá e Ipatinga. Outro empate, desta vez no 2 a 2, garantiu título e vaga para a Primeira Divisão.
A despedida do Araxá do Módulo II foi em Tombos, contra a Tombense. Mesmo a derrota por 2 a 1 não acabou com a festa da torcida, que recebeu os jogadores em Araxá. O elenco participou de um desfile pelas ruas da cidade em carro aberto.
Fonte: globoesporte.globo.com