AgendaCulturaLazer

1º Encontro de família dos filhos de Geraldo Verçosa.

Desde minha juventude eu admirava estes encontros de família e imaginava um dia fazer o da minha família. Por seruma família numerosa, sabia que seria muito animada.

Com o passar do tempo, depois que mudei de Araxá comecei a perceber que com a falta de meus pais e com a correria do dia a dia a família estava distanciando, que a geração mais nova já não estavam tendo contato. Uns mudaram de cidade, constituíram família.E chegou a um ponto que não conheciam os filhos dos primos, além de sentir uma falta enorme de estarmos reunidos como na época de meu pai que sempre prezava a união da família. Este foi um dos maiores ensinamentos que meu pai deixou “Família é tudo na vida de uma pessoa”.

Estávamos só nos encontrando nos momentos difíceis, doloroso, esse ano, com a perda de um de meus irmãos que abalou demais a todos e que era o que ainda conseguia reunir os irmãos, cunhados e alguns sobrinhos. Acabei sendo cobrada por alguns de meus sobrinhos que acreditavam que se eu não agisse, isso iria se perder. Aquilo me incomodou muito, muito mesmo, e não tirava isso da cabeça.

Então foi ai que num dia de angustia e muita saudade que veio a cabeça o sonho de fazer o encontro de filhos do Geraldo Verçosa.Sentei com meu marido e filhos e expus a minha vontade e perguntei se tinha o apoio deles. Então marquei uma reunião para expor aos meus irmãos a minha ideia e se estavam dispostos a abraçá-la. “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”.

No momento alguns acharam que não conseguiria por ter pessoas em outras cidades, pela disponibilidade do trabalho, e outras coisas mais. Mas resolvemos tentar, afinal se não fizer a 1ª não saberíamos se realmente daria certo.

Começamos a fazer reuniões, foram 5 até a data escolhida: feriado do dia 15 de novembro e a cidade não poderia ser outra Araxá onde estão nossa raízes. A cada reunião aumentava o numero de pessoas e crescia a vontade da realização do encontro.

O empenho de todos e a transformação na convivência já estava nítida. As tarefas foram divididas para interagir o maior numero de pessoas.Uns ficaram responsáveis pelo café da manhã, outros pelo almoço, lanche, decoração da festa brega, organização da festa, dinâmica, bingo e assim por diante. Alem dos sábados à noite show de talentos.

Pensei em vários detalhes e fiz até enquete para saber o que os faziam lembrar a casa de meus pais. Tentei resgatar nossa essência com as comidas doces, picolés que meu pai comprava o carrinho todo para alegria dos netos que ali estavam para fazer a farra. As noites de bingo que minha mãe gostava, os vinhos que meu pai não ficava sem e os tira gostos.

Foi uma maravilha! Uma surpresa! Não tinha como ter sido melhor. Não podemos perder a capacidade de encantar com o simples. E o que era para começar na sexta com o almoço, acabou sendo antecipada para quinta com um rodízio de massas.

A sexta feira foi ótima até o clima contribuiu. Teve bingo, gincana com as primeiras tarefas, abertura da arvore genealógica muito bem preparada, entrega das camisetas com um brasão que apaixonei assim que vi.Logo em seguida a festa brega que todos entraram no clima, se enfeitando a caráter.

Sábado depois de um pelo café da manhã com direito a pão de queijo quentinho, as crianças aproveitaram a piscina, teve bingo antes do almoço que estava delicioso e sobremesas para recordar (melado com queijo, doce de mamão e doce de leite) depois de um descanso e muitas recordações, começou o karaokê com agitação das crianças.

Show com bateria, Guitarra e gaita, logo em seguida uma dinâmica para interagir a todos. Um vídeo com fotos antigas e atuais da família. E para fechar com chave de ouro um belíssimo show “LUZ & FOGO” que deixou todos maravilhados e uma surpresa para todos que ali estavam.

O domingo foi marcado pelo churrasco, alem da dança da cadeira que começou para distrair as crianças e acabou até com os mais velhos. Foi muito divertido rimos bastante.

Apesar de não conseguirmos reunir todos por causa da distancia e trabalho, o objetivo foi alcançado e tudo foi muito além da expectativa com isso vi que nunca podemos perder nossa fé e ter sempre força e coragem para lutar pelos nossos sonhos, porque “tudo posso naquele que me fortalece”.

Maravilhoso é ter a oportunidade de Recomeçar. Que não seja apenas o começar, e sim mais uma bela oportunidade que Deus nos dá para sermos felizes ao lado de nossa família.

Devemos agradecer as pessoas que nos fazem felizes. E foi assim a maneira que encontrei de agradecer tanto amor que recebi em toda minha vida. Lutando por ELA pela minha família… nossa família…

No próximo ano tem mais.

Sandra Verçosa Mariano.

Deixe um comentário