Saúde

Trabalho integrado – Combate à Dengue

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o planejamento de estratégias importantes para o combate à dengue em Araxá. Considerado como período crítico da doença de novembro de 2015 a abril de 2016, uma reunião foi promovida, na quinta-feira (26), no Teatro Municipal, com agentes comunitários de saúde e de controle de endemias para trabalhar em conjunto com ações preventivas contra a doença.

DSC_2422 DSC_2425 DSC_2434 DSC_2470

Essa integração proposta entre os agentes pela Secretaria Municipal de Saúde ocorreu um dia antes do lançamento de campanha criada por meio da Secretaria de Estado de Saúde para mobilizar a população no controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

 

O encontro contou com a participação do prefeito Aracely de Paula, da vice-prefeita e secretária de Saúde, Lídia Jordão, das coordenadoras Telma Di Mambro (Vigilância em Saúde), Flávia Rios (Vigilância Ambiental) e Nara Porto (Atenção Primária).

 

“Nós estabelecemos a partir de agora uma interação entre esses agentes (comunitários de saúde e de controle de endemias). Tudo que eles observarem e puderem passar de alerta à população, as duas equipes vão fazer para reduzir o número de mosquito Aedes Aegypti na cidade”, afirma Telma Di Mambro.

 

Todos os participantes do encontro foram alertados ainda que o mosquito que, além da dengue, também é transmissor da chikungunya e da zika, esta tem deixado o país em alerta por ter associação com o grande número de casos de microcefalia notificados nos últimos dias, mais de 700 até o momento, abrangendo nove Estados.

 

Lídia Jordão acrescenta que as duas equipes percorrem os bairros de Araxá e, portanto, a Secretaria de Saúde auxilia os servidores com capacitação e treinamento. “São equipes muito integradas e as pessoas que são atendidas por elas precisam também estar nessa integração, se conheçam e saibam quem atua naquele setor”, complementa a secretária.

 

O prefeito Aracely de Paula ressaltou a importância dos agentes para o desenvolvimento desse trabalho integrado. “Eles são para todos nós o braço avançado da administração, a mão que se estende a cada morador, que necessita dessa presença amiga que leva uma mensagem do poder público”, conclui o prefeito.