Os edifícios mais impressionantes (e desconhecidos) do mundo.
O que torna um edifício mundialmente famoso? A resposta é provavelmente uma combinação entre grandiosidade, tamanho e importância histórica. Porém, isso está longe de ser uma ciência exata e muitos dos marcos arquitetônicos mais expressivos do mundo não são muito conhecidos.
A primeira coisa que você pode notar é que a Índia apresenta uma boa parte dos “marcos menos conhecidos” da lista. O ArchDaily Brasil já publicou um artigo sobre os poços esquecidos da Índia, sendo que um dos maiores e mais grandiosos deles, Chand Baori, lidera a lista feita pelo site Quora. Também figuram na lista templos indianos, como o Airavateswarar, e palácios, como o de Kanadukathan.
Outra “tendência” nesta lista são obras do leste europeu, fortemente influenciadas pela história socialista da região. Há uma história particularmente interessante sobre Stari Most, uma ponte que leva o nome da cidade de Mostar, na Herzegovina. Construída em 1566 e destruída em 1993 durante a Guerra da Bósnia (processo de desmembramento da Iugoslávia), a ponte foi finalmente restaurada em 2004.
Também do leste europeu, figura na lista o Palácio do Parlamento Romeno. Construído na década de 80 pelo ditador Nicholae Ceausescu, é considerado um dos maiores edifício do mundo (sua área construída é superada apenas pelo Pentágono nos EUA e pelo recentemente inaugurado Century Global Center em Chengdu). Construído em estilo neoclássico – com um milhão de metros cúbicos de mármore – este pode ainda ser o edifício mais pesado do mundo.
Há também o caso de edifícios que, apesar de impressionantes, permanecem desconhecidos devido a alguma outra obra semelhante e muito famosa. Este é o caso de Choquequirao (a “outra Machu Pichu”), o Tal de Deccan (uma versão menos ostentosa do Taj Mahal) e a “Grande Muralha da Índia” em Kumbhalgarh.
Há alguma outra “maravilha” arquitetônica menos conhecida que deveria estar na lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: Stott, Rory. “Os edifícios mais impressionantes (e desconhecidos) do mundo.” [The Most Amazing (Unknown) Buildings In the World] 25 Nov 2013. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 26 Nov 2013. <http://www.archdaily.com.br/br/01-154763/os-edificios-mais-impressionantes-e-desconhecidos-do-mundo>