Biografia Marlene Braga Guimarães
Grande dama da educação!
Uma vida inteira dedicada à educação de crianças da nossa Araxá sem distinção de classe social.
OSPA Social realiza Medalha de Responsabilidade Social e Cidadania em comemoração aos seus 4 anos de fundação. Venha nos prestigiar nesse grandioso evento. Data: 03/12/2013 Local: Teatro Municipal de Araxá Horário: 19:00 Confirme sua presença: (34)3662-2364 e (34)8849-5969
Quem nunca ouviu falar da Escola Alice Moura? Sua mentora foi Marlene Braga Guimarães!
Filha de Agenor Braga de Araújo e Francisca Porfírio de Araújo nasceu em Araxá no dia 12 de março de 1932. Marlene advém de uma prole de quinze irmãos. Casada com José Custódio Guimarães por mais de cinqüenta anos, teve em seu companheiro o incentivo e o apoio às suas realizações. Suas filhas Virgínia Braga Guimarães e Patrícia Braga Guimarães Maneira(Sra. Ângelo Maneira) presentearam o casal com sete netos: Marina, Lucas,Marcelo, Ângelo Filho, Mariana, Andréa e Matheus. Depois vieram mais dois netos do coração: Francisco Tulha e Marina Tulha enteados de sua filha Virgínia.
Em sua vida estudantil, logo ficou claro sua aptidão pelo magistério.
Seu intenso amor à Educação foi lapidado em primeiro lugar no Curso de Formação de Professoras no Colégio São Domingos e complementado depois com Curso de Especialização em Educação Infantil, Faculdade de Pedagogia na Faculdade de Filosofia São Tomás de Aquino(Uberaba) e especialização em Administração Escolar.
O início de sua carreira no Magistério em 1946 então com dezesseis anos, foi na Escola Municipal ‘Padre Leão”(Bairro São Geraldo) . Nomeada em 1955 para a Escola Estadual Delfim Moreira, como professora primária, pelo então Governador de Minas – Dr. Clóvis Salgado, recebe moção honrosa por ter se classificado em primeiro lugar no concurso de Provas e Títulos.
Sempre norteando sua carreira em prol de uma Educação Inclusiva e Humanista, voltada para a formação de valores que estruturam o saber, fundou em 1963 a primeira Escola em Educação Pré-escolar em Araxá- O Pré-primário Branca de Neve, que teve sua sede à rua Cônego Cassiano, 700, anexo a sua residência.
Dedicação, comprometimento , amor e o crescimento do número de alunos levaram Marlene, diretora e fundadora, pleitear e conseguir com o governador do Estado estadualizar a Escola Branca de Neve abraçando assim também as crianças carentes. Nascia em primeiro de março de 1966 a Escola Infantil Combinada de Araxá(Estadual), hoje: Escola Municipal Alice Moura!
Em primeiro de maio de 1973, Marlene foi designada diretora para a Escola Estadual Padre João Botelho, onde atuou até 1987. Como Supervisora Pedagógica, atuou nas Escolas Estaduais Padre Anacleto e Rotary. Os seus últimos trabalhos foram na Escola Municipal Professor Nelson de Souza Gomes e Creche Municipal Dona Adélia Valle.
Atuou como voluntária no SOS de Araxá depois da sua aposentadoria pois” o amor se não for distribuído com nossos irmãos deixa de ser força renovadora! “
Faleceu em primeiro de setembro de 2012 deixando muita saudade em seus familiares, amigos, ex-alunos e companheiros de caminhada.
Marlene Braga Guimarães foi pura ousadia e “ousadia tem transparência e magia.”
E o sentimento de Marlene Braga Guimarães era: “Levamos a vida inteira no cumprimento do trabalho, fiel e consciente exercendo a profissão. Caminhamos com garra procurando superar-nos cada vez mais! E isto, a gente faz sem nenhuma pretensão, a não ser pela própria formação moral que nos leva a exercer e fazer o bem, aquilo que se tem de fazer.”
Biografia baseada no livro Inside da escritora Cátia Maria lemos Melo Zema(Coletânea de entrevistas publicadas no Jornal Clarim) pag: 205