Ações de combate as drogas são discutidas em fórum de Araxá
Evento integra atividades do programa do governo federal “Papo Legal”. Secretaria de Saúde irá realizar ações preventivas na cidade.
Um Fórum de Políticas Públicas sobre a prevenção ao uso de drogas foi promovido na quarta-feira (25) de setembro em Araxá. Foram discutidos diversos segmentos e ações para combater o uso de álcool e drogas na cidade. Este evento integra as atividades do programa “Papo Legal”, desenvolvido pelo governo do estado em 45 cidades mineiras.
Em Araxá a entidade Fazendinha Bom Senhor recebe usuários de drogas para um tratamento que dura nove meses. Hoje são 48 internos, pessoas que estão na luta contra a dependência química e buscando um recomeço longe do vício. “Com a graça de Deus, trabalhando bem, ajudando o próximo, busco ser um homem feliz e ter uma vida de verdade”, desabafou o interno, Marcus Vinicius Vacelo.
Durante o fórum representantes de conselhos, entidades e membros da comunidade puderam debater ações para mudar a realidade na cidade. “Ele traz uma perspectiva de contribuição múltipla, de inúmeras formas de perceber a situação na medida que nós temos prevenção, fiscalização, tratamento, repressão e reinserção social” , falou o psiquiatra, Aloísio Andrade.
A palestra do programa “Papo Legal” reforçou a importância do diálogo comunitário para evitar que as drogas entrem na vida das pessoas.
“O problema mais grave de saúde pública ainda hoje é o abuso de bebida alcoólica, não diria nem alcoolismo, porque muitas vezes o acidente de trânsito não é causado por uma pessoas alcoólatra e sim por uma pessoa que na alegria da festividade exagerou na bebida alcoólica”, explicou o coordenador do “Papo Legal”, Ronaldo Viana.
A partir das discussões será realizado um trabalho preventivo, feito pela Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que precisarem de mais informações sobre o assunto podem procurar o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas (Comad), que fica na Avenida Getúlio Vargas, n° 274, no Centro ou fazer contato pelo telefone (34) 3691-7063.
A OSPA Social (Oficina de Saúde Preventiva em Ação) representada por sua sócia fundadora Maria Lúcia Sobral, teve a oportunidade de participar desse excelente fórum com propostas de suma importância para sociedade de Araxá e região.